quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bolo da mineira - receita

Ganhei essa receita da prima Cristina. Com o passar dos tempos, fui modificando-a aos poucos, uma laranja a mais, uma pitada disso, outra daquilo, aumenta daqui, troca isso. Essa é a minha receita final, que chamo de bolo da mineira porque uma vez levei aos amigos de São Paulo, a turma do Vozes do Brasil, e ela acabou virando história. É muito apreciada também entre os amigos, e as vizinhas, que me visitam para um chá com poesia, prosa, livros e conversa fiada.



quando faço rótulo, escrevo assim:
Bolo da mineira:
um momento especial, farinha de trigo integral, açúcar mascavo, ovos, pitada de carinho, passas, boa música de fundo, castanha do Pará, fermento da amizade, laranja, votos de sucessos e muito alto astral.


Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo integral
3 xícaras de rapadura raspada (ou açúcar mascavo)
½ xícara de castanha do Pará
1 xícara de passas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó.
-------------------
3 laranjas inteiras (tirar somente a casca e as sementes)
3 ovos inteiros
1 xícara de margarina
2 colheres (sopa) de óleo.


Modo de fazer:
Misturar numa vasilha a farinha de trigo – peneirada com o bicarbonato e o fermento-, o açúcar mascavo, a castanha-do-pará e as passas. No liquidificador, bater as laranjas picadas, sem cascas e sem sementes, os ovos, a margarina e o óleo. Juntar os ingredientes batidos no liquidificador aos da vasilha e misturar bem, batendo um pouco. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e levar para assar em forno quente por aproximadamente 30 minutos.