quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

... como prometido

E o carnaval acabou. Ou, carnaval agora só em 2010, ano em que acontecem novas eleições presidenciais no Brasil e a primeria Copa do Mundo de Futebol no continente africano. Mas pra falar que o carnaval já acabou depende de qual região do Brasil você está agora. Mas isso aqui não faz muita diferença, porque pular, coçar e comer é só começar, já dizia minha avó.

Então, que a folia já começa a refrescar, entre na paz, e tente preparar essa receita da maravilhosa Broinha de Fubá de Canjica do Hotel Guanabana de S. Lourenço. Essa receita foi-me passada por telefone pela pessoa que faz as broinhas todos os dias, o cozinheiro José Fernando Sobral. Ele me disse que é bastante trabalhosa, mas é tanta gente que pede a receita, que ele se sente recompensado. Foi explicando cada passo, naquele jeito mineiro e cuidadoso de passar um segredo. Senti, do lado de cá da linha que ele era só alegria!



Anote os ingredientes:


1 litro de leite ou água
½ xícara de margarina
½ xícara de açúcar

1,6 kg de farinha de trigo
1 kg de fubá
20 ovos

Uma batedeira industrial
Um forno elétrico

Levar a mistura de leite, margarina e açúcar ao fogo e deixar até ferver. Quando ferver, misturar 600g de farinha de trigo e 600g de fubá, colocando devagar para não embolar. Levar para bater numa batedeira industrial, juntando aos poucos 20 ovos, colocando de 3 em 3, aos poucos. Bater por uma hora, até esfriar. Tirar da batedeira e, com uma colher, ir fazendo as broinhas. Passar cada broinha feita numa mistura de aproximadamente 1 kg de farinha de trigo e 300 g de fubá. Colocar, com cuidado, num tabuleiro polvilhado e levar para assar em forno elétrico por aproximadamente 45 minutos. Dá mais ou menos 25 broinhas, mas são maravilhosas.

Se você fizer, por favor, me avise, que vou fazer questão de ligar para o Fernando Sobral.

Um comentário:

  1. Oiê!
    A broinha é ótima, também provei e adorei!
    Bjs cafê

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: