quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia da banana

Hoje, dia 23 de setembro, é o dia da banana, que , quando foi criado, em 1949, tinha direito a feriado municipal e muita festa em Cubatão-SP, devido a sua importância para a cidade.
A banana chegou à América trazida pelos árabes como uma fruta muito valiosa, muito antes da chegada de Cabral que viu índios comendo bananas in natura. O nome banana vem da palavra banan, de origem árabe, que significa dedos.

Atualmente trasferida para o mês de março, a Festa da Banana em Cubatão voltou a ser tradição no bairro Vila Nova, com direito a shows, campanhas educativas e claro, venda e degustação da banana em várias versões: bolos, tortas, doces, secas etc. A história conta que, antes da industrialização da região e de todo o crescimento, era a banana que sustentava a economia da cidade. Em 1938, Cubatão ainda um povoado pertencente ao município de Santos, era a terceira maior região exportadora de banana pelo famoso porto brasileiro.

O dia da banana foi definido como 23 de setembro, em 1949, quando Cubatão ainda não tinha completado um ano de emacipação. Numa analogia aos Barões do Café, os produtores de banana eram chamados de Barões da Banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: