sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E sabe como o milho veio parar no Brasil?

... não pelos europeus, claro. Quando chegaram os colonizadores, o milho já fazia parte do dia-a-dia dos índios, principalmente os guaranis, que aproveitavam todas as suas partes.

A forma mais comum de se consumir o milho, e ainda popularmente preservada, é simplesmente cozinhar em água e sal, ou assar em grelhas. Em algumas regiões usa-se colocar a espiga na brasa sem retirar a palha.

Desde os primórdios o milho também era consumido como farinha ou fubá, para isso, pilavam, cozinhavam e então o servia como massa comestível, tipo polenta ou na forma das famosas tortilhas. Aqui em Minas, o angu, simplesmente é o melhor acompanhante para a tradicional galinha ao molho pardo, ou o frango com quiabo.

Uma espiga de milho média contém por volta de 80 calorias. O milho verde possui propriedades anticancerígenas e antivirais. Se consumido em pequenas porções, pode neutralizar a acidez estomacal.

De fácil digestão, deve ser consumido por pessoas com problemas digestivos. O óleo de milho é o mais indicado para uso culinário, pois dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

adoro comer milho como os nossos índios! ;-)
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: