domingo, 6 de junho de 2010

Cocada de maracujá

Outro dia, fui ao restaurante Xapuri, lugar onde se como uma das melhores comidas típicas mineiras na capital, com alguns amigos espanhóis e com um primo. Meu primo comentou que toda vez que seu irmão, que mora em Sampa, vem a Minas, tem que levar da cocada de maracujá do Xapuri para os colegas da empresa.


Como é um doce muito fácil e realmente bastante saboroso, segue para você a receita.



Cocada de maracujá

1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de maracujá
100 g de coco ralado seco

Em uma panela, coloque o
açúcar, a polpa de maracujá e o coco ralado e misture bem. Leve ao fogo e mexa até secar. Acrescente o leite condensado e mexa até dar o ponto (nem mole nem muito duro). Coloque numa superfície fria, untada com manteiga e modele com a ajuda de uma colher.

Se quiser uma cocada preta, use açúcar mascavo em vez do branco. Dá um aspecto rústico à cocada.

Preciso dizer mais alguma coisa?




6 comentários:

  1. hum, mas essa cocada me parece deliciosa!
    Que beleza de blog. Adorei. Sucessos pra você, Rosaly... Vou seguir... Débora Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Rosaly,
    sou mineira da zona da mata e atualmete ( mais de 20 anos) moro no sul de Minas.Conheço muitas receitas mineiras e gosto de experimentar também.Tem muita diferença da culinária da zona da mata para o sul de Minas. Essa cocada eu não conhecia. Deve ser mesmo maravilhosa.Coloco algumas receitas no meu Blog também.Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marly,
    seja bem-vinda!
    Isso só comprova a velha teoria: Minas são muitas, o que nos dá um grande orgulho de sermos mineiras, cheias de variedades, particularidades, dinamismos. Somos como a água, que vai se adaptando, não é?

    ResponderExcluir
  4. essa cocada é uma delicia

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosaly! Adorei teu blog e já estou seguindo! Amo a culinária de Minas e essa cocada é uma delícia! Fiquei em dúvida: vc fala em 1/2 xícara de suco e depois fala em polpa. Seria 1/2 xícara de polpa de maracujá então? Fiquei louca para fazer essa receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Taís, é isso mesmo: 1/2 xícara de suco e polpa de maracujá. É que dá pra fazer com o suco, comprado engarrafado, mas claro que com a polpa da fruta em natura é muiiiiiiito melhor! Volte sempre! A casa é sua!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: