sexta-feira, 17 de setembro de 2010

flores comestíveis - 2

Setembro é tempo de flores, frutos... passarinhos em algazarra; a chuva, para limpar a poeira, o sol chegando mais cedo. Tudo colorido, geleias, doces, quitandas e saladas...

Além de milhões de motivos para comer bem pouco ou evitar totalmente a carne (você já deve ter percebido que não sou muito de carnes, já que nunca tenho receitas com carnes - melhor deixar os bichinhos livres, fornecendo ovos e leite, já está bom) volto falando de flores comestíveis e venho com três das mais comuns dos nossos jardins e canteiros. O importante é saber como são plantadas e colhidas.
Para consumí-las, depois de conhecê-las, é só usar a criatividade e experimentar. Opções não faltam!

Amor-Perfeito – (Viola tricolor L.) Tem textura aveludada e flores delicadas que são boas para adornar saladas ou aromatizar vinagres. As pétalas das violetas têm um sabor adocicado suave e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açúcar, incluídas em geléias, manteiga. A flor completa tem um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido. As cores e combinações são muitas e variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra, por isso são usadas para decorar sobremesas, pudins, bolos, sorvetes; para flutuar sobre a sopa, além de decorar outros pratos. O amor-perfeito tem propriedades: antiinflamatória, expectorante, estimulante, diurética e laxante e depurativa, entre outras.


Capuchinha: (tropaeolum majus) De origem mediterrânea, onde começaram a ser comidas, tem flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. São boas recheadas, cristalizadas ou como guarnição, além de serem vastamente usadas nas saladas de verão. As flores, folhas e sementes têm gosto apimentado que faz lembrar o agrião. Contém ferro, cálcio, enxofre e vitamina C e várias propriedades medicinais: descongestionante, tonificante e revigorante e afrodisíacas, além de ser rica ômega 3 atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e em luteína, relacionado com a prevenção de doenças dos olhos.


Calêndula(Calendula officinalis L) Originária da Europa meridional era consumida como se fosse uma hortaliça. Com pétalas comestíveis, de sabor amargo, picante e apimentado lembra o açafrão. Muito eficaz como cosmético e medicamento no tratamento de pele por suas propriedades adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-séptica, antiviral, bactericida, cicatrizante, é usada como também corante culinário. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, ao queijo e à manteiga. A flor tem inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas, cultivadas sem agrotóxicos são comercializadas para decoração de saladas ou em outros pratos.


Se você tiver alguma receita de quitanda com essas flores, por favor, me mande que compartilho com os leitores! Conto com sua colaboração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: