quinta-feira, 11 de novembro de 2010

manga com leite

Minha avó Maria, a portuguesa, mãe do meu pai, que morava perto do rio, recomendava que não se podia misturar manga com leite. - fazia mal, dava indigestão, podia até matar, realçava ela.

No quintal da avó de cima, a vovó Naná, as tias até falavam também, mas não se importavam muito. A manga era chupava, no pé mesmo, normalmente depois do almoço. Leite a gente tomava pela manhã, ou à noite, para dormir, então, nunca teve problema, mas o mito reinava: Manga com leite, morte na certa! A meninada ria. Hoje sabemos que isso não passa de um mito, que ainda se escuta pelo interior, aos pés das mangueiras carregadas e de meninos àvidos por experimentar a imortalidade.

Esse mito
foi criado na época da escravidão pelos senhores de terras e fazendeiros para fazer com que os escravos não misturassem manga e leite. Há uma teoria que diz, que naquela época o leite era um bem raro e caro. Outros dizem que era a manga a fruta na época nobre e ainda rara por aqui. O fato é que a crença ainda vigora por nossas fazendas e mentes, mas não passa de mito.

Os nutricionistas de hoje, ao contrário, recomendam a mistura.

A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o betacaroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C e E, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio.

Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano. Então, um sorvete nesse calor, vai bem demais!

Sorvete de manga cremoso

1 manga grande picada
1/2 litro de leite
1/2 litro de creme de leite
200g de açúcar
5 gemas
1 colher de (chá) de baunilha


Bater a manga no liquidificador com um pouco de açúcar formando um creme. Juntar o leite, as gemas e o resto do açúcar. Misture bem. Despeje numa vasilha e levar ao fogo, mexendo até ficar cremoso. Retirar do fogo, misturar creme de leite e a baunilha e levar ao congelador. Quando começar a congelar, retirar o bater outra vez. Repita esse processo ainda algumas vezes até o sorvete ficar bem cremoso.

E ai?


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: