terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

É tempo de laranja!

A laranja, fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina é considerada a mais importante - a rainha - das frutas por ser a de maior aceitação dentre todas as outras do mundo. Dizem até que é a laranja a "fruta do paraíso", desbancando assim a fama da maçã. Será?

Do gênero citrus, integrante da família Rutaceae, a laranja chegou ao Brasil já nas primeiras expedições colonizadoras, se estabelecendo na Bahia e depois se espalhando por todo o país. Hoje, a laranja é a fruta de maior produção, maior exportação- principalmente para os Estados Unidos e de maior consumo no Brasil. Afinal é a a mais barata fonte de vitamina C.

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade. Sabe-se apenas que a maior parte dos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

No Brasil atual, a variedade também é grande: laranja-pera, laranja seleta, lima, da terra, baía são algumas das variedades encontradas. A principal diferença entre elas é o sabor. Basicamente, os tipos de laranja pertencem a duas espécies diferentes. A primeira delas, a Citrus sinensis, reúne as laranjas doces, como a lima, a baia, a pêra e a seleta. Todas elas são apreciadas no preparo de sucos, doces ou no consumo puro.


A segunda espécie, a Citrus aurantium, concentra os tipos ácidos, como a laranja azeda. A casca e a polpa servem para a fabricação de doces, enquanto as flores são usadas na extração de perfumes.


volto com mais laranja.... super fruta!

3 comentários:

  1. Agora vou explodir de tanto suco de laranja. Já amava antes de saber tudo isto. Legal Rosaly, além de receitas, nos alimenta de informação. Não cozinho nadinha, mas leio receitas desde criança. Brincava de médica e usava o fichario de receitas da minha mãe. Meus pacientes se chamavam lagosta recheada, farofa de ovos, caçarola italiana. Hahahah Eis minha antiga relação com a culinária.

    ResponderExcluir
  2. e as cascas servem para espantar cobra do quintal quando queimadas...
    êta laranja boa pra tudo !

    visite:
    letrinhascombinadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. que legal, rosaly.as informações preciosas e a imagem, linda!
    beijo
    may

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: