terça-feira, 10 de maio de 2011

Biscoito de Coco


Monteiro Lobato era a voz do interior, valorizava a culinária caipira, as frutas, os costumes, a cultura nacional cheia de contradições e coisas bizarras, como comer iça torrado, (içá = fêmea da saúva), hábito que era como um ritual para os índios e foi incentivado pelos padres jesuítas, preocupados com os estragos causados pelos insetos nas plantações, por exemplo, que o escritor considerava um tira-gosto sui generis, um caviar da gente tautabeana.

No universo do Sítio do Pica-pau Amarelo, Tia Nastácia, simpática personagem era a cozinheira de mão cheia. Dizia: “nasci no fogão e no fogão hei de morrer”. Fazia vários pratos, de um jeito tão especial que até personagens mitológicos se rendiam aos encantos de suas iguarias. Narizinho, Emília e Pedrinho se fartavam. Emília queria ser gente, já que boneca não come, só para se deliciar como as crianças.

Já que estamos na safra de coco, deixo mais uma receita de Biscoitos de Coco, também dos cadernos de Purezinha.

½ kg de farinha de trigo

150g de açúcar
125g de manteiga
1 coco ralado
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para fazer é bem simples: misturar todos os ingredientes, fazer os bolinhos e levar para assar em tabuleiro untado em forno quente.

3 comentários:

  1. Olá "quase" conterrânia, boa noite!!! Adorei conhecer seu blog, parabéns!!! Vou tentar fazer esta receita, deve ficar deliciosa...
    Um grande beijo,
    Paula Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. Ei Ros!

    Menina, estamos na época do coco é? Adoro Monteiro Lobato e essa fot da tia Nastácia das antigas é boa dimais! Voltei aos meus tempos de criança que assistia sitio do pica pau amarelo deitada na bicama da sala... tempo bom da TV. Bjus procê!

    ResponderExcluir
  3. que dilícia, heim June.Quem me dera!rsrrs

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: