quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pão de queijo com abóbora

De acordo com a socióloga Mônica Chaves Abdala, o pão de queijo mineiro deve ter sido "inventado" lá pelos meados do século XIX e, a partir dai, passou a ser produzido e consumido regularmente, o que o tornou uma das quitandas típicas do estado, transformando Minas Gerais na "república do pão de queijo" quando o mineiro Itamar Franco assumiu a presidência da República em 1992.

Como dizia o diplomata Guimarães Rosa "Minas Gerais são várias. São pelo menos, várias Minas".

Seguindo essa prosa de muitas e variadas, de renovação permanente e, porque mineiro também é vanguarda, andando por aqui, sempre se acha novidades. Foi numa dessas andanças que encontrei mais uma receita do nosso famoso e já internacional pão de queijo, versão renovada com abóbora, essa maravilha que se encontra facilmente durante quase todo o ano. Certeza de boa combinação, segue a receita para que seja experimentada:


4 copos de polvilho doce
1 copo de óleo
1 copo de leite
1 copo de água
1 copo e meio de queijo minas curado ralado
150g de abóbora cozida e amassada
7 ovos

Levar ao fogo o óleo, o leite e a água até levantar fervura. Despejar essa mistura sobre o polvilho em uma vasilha. Misturar tudo. Acrsecentar a abóbora, os ovos e o queijo ralado. Continuar mexendo até amornar a massa. Com as mãos, amassar bem até o ponto de enrolar. Untar as mãos e fazer as bolinhas. Colocar no tabuleiro untado e levar para assar em tabuleiro médio pré-aquecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: