domingo, 9 de outubro de 2011

O coqueiro e a cocada de mel

Revendo minhas fotos do Arraial d'Ajuda, bateu uma saudade da paisagem , da praia, da tranquilidade e dos coqueiros...

Não se sabe se o coqueiro é originário das Américas, da África ou da Ásia. O fato é que essa planta abundantemente encontrada na região dos trópicos e na beira das praias, de quase tudo se aproveita. Principalmente dá um fruto que é muito apreciado e rico em nutrientes: o Coco.

Do fruto seco se faz cocada, doce tipicamente brasileiro, que serve de sustento a muitos brasileiros que a vendem em tabuleiros, feiras, praças; até butiques e lojas requintadas dos modernos shoppings. Claro, ela também é exportada a todo o canto do mundo. Com inúmeras variações, que depende de quem as faz, as cocadas, sempre tiveram fama e prestígio.
Fácil de fazer, segue então a receita de cocada de mel:

1 kg de coco ralado
250g de mel

clara de 6 ovos
1/2 kg de açúcar cristal
óleo para untar

Prefira comprar o coco seco, e ralá-lo, você mesmo. O resultado será muito mais saboroso. Coloque os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre até derreter o açúcar, a massa engrossar e ficar homogênea. Desligue o fogo e espere esfriar. Depois, retire colheradas dessa massa e vá colocando numa assadeira untada. Leve ao forno e deixe até dourar.

6 comentários:

  1. Ai, ai, é doce morrer no mar... lindeza de lugar! Bjus, Ros!!! Saudade...

    ResponderExcluir
  2. Rosaly: a próxima vez que fizer cocada, vou fazer a sua receita, pois me parece fácil! A última (e primeira) vez que fiz, fiquei muito tempo na panela (se quiser, pode dar uma olhada no post aqui - http://cozinhasanta.blogspot.com/2011/07/oia-cocada.html - e vai ver que não tô mentindo, rsrs..).
    Mas o que vim fazer aqui é te dizer que os convites chegaram, iêbaaaa!!!
    Obrigada, querida! Depois que assistir te conto!

    Bjus..

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosaly,
    Prazer conhecer uma jornalista blogueira como eu.Sou um pouco de tudo isso que vc é: são as coincidências dessa blogosfera.
    Virei sempre por aqui, pois gostei dessa cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vinda Lylia. Volte sempre.
    Santa gastronomia.. sortuda. os meus ainda não chegaram.. rsrsr

    ResponderExcluir
  5. OI.É possível fazer essa receita sem ovos?

    ResponderExcluir
  6. Oi Lívia,
    na verdade não são ovos, usa-se apenas as claras, que dá uma consistência mais saborosa à cocada. Tem muitas receitas que não levam claras. Você pode experimentar e me diz, que tal?

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: